By: tudo jóia

Mascara Inca

O vasto império Inca nasceu no coração da cordilheira dos Andes, à qual os habitantes chamam Tahuantinsuyu, o Império das Quatro Direcções. Embora desconheçam a escrita e o ferro, os Incas são peritos na arte de administrar o seu imenso território e de comandar os povos vencidos.

Por volta de 1200, no vale de Cuzco, a pequena tribo semi-nómada dos Incas impõe a sua lei aos povos vizinhos. Passados dois séculos, no reinado de Huayna Capac (1493-1525), o império estende-se por uma área de 4500 km, do norte até ao sul. Mais de cem tribos prestam vassalagem ao imperador. Uma parte das terras conquistadas mantém-se entregue aos camponeses, que são obrigados a cultivar uma segunda área, cujas colheitas se destinam ao imperador, e ainda uma outra, cuja produção é ofertada ao deus Sol, Inti.

O imperador tanto se pode mostrar implacável como conciliador. Por vezes ordena que as populações mais hostis sejam deslocadas das suas terras para milhares de quilómetros de distância. Desenraizados, esses povos vergam-se facilmente à vontade dos Incas. Para melhor fazer acatar as suas ordens, o imperador manda construir milhares de quilómetros de estradas pavimentadas. Transportada por estafetas, uma mensagem pode levar apenas 4 dias a percorrer uma distância de 700 km.

Veja Mais ==>

Os imperadores incas

representacao-de-um-inka

Herdando o trono de pai para filho, treze soberanos incas sucedem-se à frente do Império. Segundo a lenda, foi no século XIII que Manco Capac fundou esta dinastia. O primeiro imperador inca é no entanto Pachacuti Yupanqui (1438-1471). Ele e os seus sucessores ergueram um império que parecia ser indestrutível.

O imperador, a quem chamam o Inca, é um semideus. O seu pai é Inti, o deus do Sol. A fim de preservar a pureza do povo inca, desposa a sua irmã, que se torna coya, a rainha, Mas o Inca faz-se igualmente rodear pelas mais belas raparigas da nobreza. O imperador Atahualpa teria tido mais de 5000 concubinas. Depois de morrer, o seu corpo foi embalsamado e a sua múmia passou a ser venerada como uma divindade.

Sempre que faz aparições públicas o imperador está vestido com trajes muito coloridos e coberto de jóias preciosas. Tem a testa ornada com uma franja de fios de lã vermelha entrançada a ouro, e nas orelhas brilham grandes argolas de ouro. Ninguém o pode tocar, nem sequer olhar-lhe o rosto.

O Inca é rei e senhor do império. Muitos funcionários, soldados e sacerdotes encarregam-se de fazer cumprir as suas ordens. É o imperados que comanda o exército, fica o montante dos impostos e decide as tarefas que devem ser feitas. Difunde por todo o império o culto do Sol e preside às cerimónias mais importantes.

As crenças

CUSCO

Através da imensidade dos Andes, todos os habitantes acreditam no poder divino dos elementos naturais: o Sol, as montanhas, os rios, etc. Se lhes forem dedicadas preces e oferendas, eles atenderão aos seus pedidos. Os Incas acreditam também na imortalidade da alma.

A mais importante divindade inca é Inti, deus criador e deus do Sol. Mas também veneram a Lua, sua irmã. Os Incas receiam a cólera do deus das trovoadas, que envia o destruidor granizo, mas que também pode favorecê-los com a chuva benfazeja. Solicitam a protecção de Viracocha, deus que está na origem de todos os homens. Os camponeses têm particular admiração por Pacha Mama, a mãe-terra, deusa da fecundidade.

Os índios dos Andes prestam culto aos mortos, acreditando que eles voltam a nascer no além. Os mortos do povo são apenas enterrados mas os corpos do imperador e dos nobres são embalsamados, o que permitirá que as suas almas atinjam o céu, onde se reúnem os outros deuses. As múmias têm propriedade curativas e premonitórias.

Todos os anos, em Novembro, as múmias incas são transportadas até ao palácio ou passeadas na grande praça de Cuzco. Chegadas ali, ficam instaladas numa espécie de pedestal em ouro, sendo alimentadas como qualquer ser vivo. A festa prossegue ao som das flautas e dos tambores.

Fonte: Wikipedia

Envie para um amigo Envie para um amigo                                        Imprimir esta Matéria Imprimir esta Matéria

Blog Widget by LinkWithinVitrine TUDO JÓIA