By: tudo jóia

Lapidação é uma forma de ressaltar e dar brilho a pedras preciosas, como essas pedras refletem a luz, elas são lapidadas de forma que a luz seja melhor refletida. Existem vários tipos de lapidação de pedras, um tipo errado de lapidação pode fazer a pedra ficar quebradiça ou sem o devido brilho além de poder quebrar durante o processo de lapidação, por exemplo, a esmeralda é uma pedra muito frágil e não pode ser lapidada em formato de brilhantes, por isso o tipo mais utilizado de lapidação da esmeralda é a lapidação lisa que tem o nome de cabochão, ou a lapidação facetada em formato octagonal, que de tanto ser utilizada na esmeralda ficou conhecida como “lapidação esmeralda”. Quanto maior a gema, melhor a lapidação.

Tipos de Lapidação

A lapidação pode ser classificada de três maneiras: lisa, facetada, ou mista.

A lapidação lisa tem duas formas, a plana e a cabochão. A lapidação em cabochão, do francês caboche, é feita de forma levemente convexa na parte inferior e a superior geralmente é arredondada, e espera-se que tenha formato bem proporcional, tanto em dimensão quanto na forma, e que a pedra fique lisa, é a lapidação mais simples. Esse tipo de lapidação é utilizado em gemas opacas, ou translúcida com algumas inclusões, e gemas que são mais destacadas se lapidadas em cabochão.

A lapidação facetada, ou em facetas tem três formas: brilhante, lapidação esmeralda e em degraus. A lapidação em formato de brilhante apresenta 57 facetas, e consiste em facetas de borda paralela, sendo que o maior número de facetas está na parte inferior da pedra, esse é o tipo de lapidação mais usado na joalheria, e por ser tão utilizada a lapidação brilhante virou sinonimo de diamante, mas na verdade é apenas um tipo de lapidação, por ser confundida com o diamante, quando se usa a lapidação brilhante em outras pedras que não seja o diamante, tem que dizer qual pedra foi usada na lapidação.

A lapidação esmeralda é uma lapidação em degraus em formato octagonal. Além da lapidação em degraus conhecida como lapidação esmeralda, existe a lapidação em tesoura, que é uma lapidação cruzada, onde as facetas ficam subdivididas. A lapidação mesa é a mais simples do tipo facetada, também existe a lapidação Ceilão que consiste em lapidar a pedra em diversas facetas para melhor aproveitar a gema bruta, e por último existe a lapidação rosa ou roseta, mas essa é pouco utilizada por não proporcionar muito brilho a pedra.

As pedras também são lapidadas em formatos. Existem vários tipos de formatos: ovalada, redonda, antiga, navete, trapézio, triangular e outras.

Seja qual for a lapidação escolhida o importante é que ela seja bem feita, assim a sua pedra preciosa vai brilhar muito.

Fonte: Fonte: http://guia.mercadolivre.com.br/_CustId_8392813

Envie para um amigo Envie para um amigo           Imprimir esta Matéria Imprimir esta Matéria

Blog Widget by LinkWithinVitrine TUDO JÓIA