By: tudo jóia

Seja por estar comprando aquele presente para uma pessoa especial ou se quiser saber se o diamante que possui é real, a proliferação de imitações e falsificações que são vendidas como diamantes reais é preocupante. A melhor opção é levar o diamante para avaliação de um joalheiro de confiança, que pode testar o diamante sem danificá-lo, mas isto vai lhe custar dinheiro e não pode ser uma opção ao comprar em lojas. Aprenda agora como fazer isto por conta própria e ter mais chances de detectar uma fraude no ato.

  1. Decida que testes você pode usar. Existem vários testes para determinar se um diamante é verdadeiro ou não. Decidir entre os testes pode ser simples, mesmo se você já possui o diamante ou se está em um joalheiro vendo uma peça solta ou em uma jóia. Pedras soltas são mais fáceis de testar, mas você não deve alarmar o lojista, então seja sutil. Para pedras soltas, vá para o passo dois, e para diamantes em uma peça, vá para a etapa três.
  2. Coloque o diamante solto sobre um pedaço de jornal ou página de um livro. Coloque a pedra diretamente sobre alguns textos e olhe para o diamante. Dá pra ver alguma linha do texto? O texto fica ampliado na pedra? Se a resposta for sim, o diamante não é verdadeiro. Diamantes refletem a luz e não há como serem usados como lente de aumento.
  3. Tente o teste de luz. Utilizando a luz de uma pequena lanterna ou outra fonte de luz, incida a luz no diamante. Se você conseguir ver através do outro lado, este não é um diamante. Num diamante vemos uma auréola ao redor da pedra.
  4. Confira a jóia. Existem algumas coisas para se verificar quando se trata de jóias. Primeiramente, a maioria dos diamantes são fixados em peças abertas, já que o diamante reflete luz melhor em peças abertas. Em segundo lugar, verifique o tipo de metal utilizado na jóia. Diamantes verdadeiros são melhor fixados em metais nobres.
  5. Obtenha uma certificação. Uma vez que você esteja certo de que o diamante é verdadeiro, peça uma certificação. O GIA (Gemological Institute of America) certifica diamantes. Se o diamante comprado não veio com uma certificação ou só veio com uma certificação da joalheria, pode haver motivo para preocupação e você deve pedir uma segunda opinião.

Verificar se um diamante é verdadeiro leva algumas etapas, mas você não poderá ter certeza sem a certificação de um perito. Ouça seus instintos quando comprar um diamante, se você não tiver certeza que pode confiar no joalheiro ou se o negócio parece muito bom para ser verdade, fuja. Não se arrisque a acabar com algo falso.

Fonte: comofazertudo.com.br

Blog Widget by LinkWithinVitrine TUDO JÓIA