By: tudo jóia

O tradicional leilão presencial de joias penhoradas – e que não tiveram o empréstimo pago ou renovado – pela Caixa vai desaparecer e dar lugar à disputa pela internet, informou nesta quarta-feira (21) o banco estatal.

 A partir de agora, esse tipo de negócio tem um novo nome – Vitrine de Vendas – e permite ao interessado visualizar os lotes disponíveis para venda a qualquer momento.

 Além de conferir o que está em disputa, o brasileiro poderá acompanhar os passos do leilão por meio dos editais, com as regras e a forma como podem ser feitos os lances para adquirir o bem. O site para acompanhar os próximos certames é http://www11.caixa.gov.br/portal/public/sievj.

 Depois de visitar o endereço eletrônico, basta o interessado se cadastrar nas agências indicadas para conseguir a senha, que permitirá efetuar os lances em qualquer dos terminais de autoatendimento da Caixa.

 O banco informa que estão convidados a participar das disputas tanto pessoas físicas como empresas, que não precisam ser clientes do banco. No entanto, todos os interessados precisam estar em situação regular na Receita Federal para participar.

Penhor de joias

 O penhor de joias era popular no meio do século passado e voltou a ser uma operação de crédito atraente recentemente devido à facilidade para levantar grana, com rapidez , juros baixos e sem burocracia. A taxa mensal não ultrapassa 2%, enquanto que no cheque especial, por exemplo, ela facilmente beira os 10% ao mês de acordo com o banco.

 Funciona assim: o interessado deixa a joia no banco, que dá uma quantia em dinheiro em troca depois da assinatura de um contrato. O bem fica guardado e serve de garantia até que o beneficiário acerte a dívida com o banco.

 Caso o cliente não tenha o dinheiro para retirar a joia, ele pode renovar o contrato com o pagamento da taxa de juros proporcional ao número de dias da renovação. Segundo a Caixa, a joia só vai para leilão se não houver pagamento dos juros 30 dias após a última renovação.

Fonte: R7 e  Caixa Econômica Federal

 

Blog Widget by LinkWithinVitrine TUDO JÓIA